04 janeiro 2007

Paulo Anastácio


Nome/Naturalidade
Paulo Alexandre Barreira Anastácio
Glória - Aveiro

Idade
26

A apresentação dos “banheiros ´06” começa pelo Gestor/Coordenador do Projecto de Gestão para a Segurança e Vigilância das praias do Concelho de Vagos 2006, conciliando este estatuto com o de Nadador Salvador a 8 anos, desde 1999, na Praia da Vagueira.
Formador/Monitor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) desde 2002 e Licenciado em Comércio Internacional. Possui Carta de Marinheiro.

Porque ser NS?
Ligação desde sempre à água e ao mar. Familiares como os Pais, Avós e Tios com o mar como fonte de rendimento.

Um ou mais aspectos positivos/negativos de ser NS.
Positivos -
Relacionamento interpessoal com banhistas. Poder passar os meses de Verão na praia, e a receber uns trocos. Sensação e ajudar e ser útil.
Negativos -Não poder ser o ano inteiro.

Balanço da época balnear ´06?
Nunca melhor. Foi o ano em que ocorreram menos acidentes (salvamentos/intervenções de 1ºs socorros), houve real espirito de missão entre ajuda entre os Nadadores-Salvadores.

Como caracterizas o grupo de NS em ´06 na Vagueira/Areão?
O melhor desde sempre. Grupo jovem, dinâmico, humilde, empenhado, com sentido de missão em servir os banhistas. Soube ouvir e perceberam bem os objectivos do projecto, souberam por em prática e executar os objectivos inicialmente propostos.

Histórias inesquecíveis/caricatas como NS.
A tentativa de reanimação da jovem Paula, de 24 Anos em 2005, em que participei activamente. A jovem acabaria por morreu 1 semana mais tarde. Todos os momentos vividos na Praia, têm uma história. E desde sempre tento não esquecer nenhum. Com isso, aprendo e ensino, passo aos outros sempre que posso a mensagem aprendida. Muitas vezes mesmo sem me ser sido pedido. Procuro sempre fazer o melhor, para servir os banhistas. Aliás sem eles o que eram dos Nadadores-Salvadores.

Sensação (antes/durante/depois) num salvamento aquático.
Muita adrenalina antes, muita adrenalina durante. Alívio depois.

INTERESSES

Bandas preferidas - Banda Eva
Música preferida- Foi Feitiço – André Sardet
Livros preferidos - Estratégia – Sucesso em Portugal
Filmes preferidos - Green Mile
Programas preferidos - Dr. House, Simpsons