15 janeiro 2007

Ângelo Valente


Nome/Naturalidade
Ângelo Valente
Santo António de Vagos

Idade

23 anos

Porque ser NS?
Ser Nadador Salvador hoje, é diferente do que era quando comecei, depois da excitação da primeira experiência, muito valorizada pelo factor social da profissão. Hoje ser nadador salvador é o complemento de uma espécie de “vocação marinha”, onde o trabalho se conjuga com prazer, onde o prazer se mistura com realização pessoal, quando ao final do dia reflectimos e sabemos que contribuímos de alguma forma para o bem estar de alguém. Queria também aproveitar para deixar a homenagem ao homem que me transformou no bom nadador que hoje considero ser, nunca me esquecerei do quanto aprendi contigo no fantástico verão de 2004, obrigado Paulo Anastácio.

Um ou mais aspectos positivos/negativos de ser NS
Positivos -
O aspecto sem dúvida mais positivo de ser nadador salvador é o facto de trabalhar na praia, espaço que tanto aprecio e respeito. Que melhor local de trabalho que o nosso espaço preferido?
Negativos - O aspecto negativo é o facto de por vezes esta ser uma profissão algo stressante, onde o prazer de uns se mistura com o trabalho dos outros, e por vezes isso não é muito compreendido por veraneantes.

Balanço da época balnear ´06?
Esta época balnear, apresenta resultados óbvios, desde logo com as estatísticas de ocorrências. Onde se evidencia o principal aspecto, o reduzido numero de ocorrências.

Como caracterizas o grupo de NS em ´06 na Vagueira/Areão?
Este grupo de nadadores que trabalhou em 06 caracteriza-se essencialmente pelo empenho demonstrado, não esquecendo a pouca experiência do grupo que enfrentou com muito dedicação o difícil mar da nossa costa. Existiram na minha opinião algumas falhas, mas que rapidamente foram ultrapassadas pela vontade em aprender com mais experiência tinha na área. Para isto contribui a boa gestão do grupo.

Histórias inesquecíveis
Inesquecível o momento em que uma mãe abraça os filhos e o marido depois de um salvamento muito complicado. Para sempre na cabeça a imagem daquela família que hoje existe porque eu estava ali…

Sensação (antes/durante/depois) num salvamento.
A primeira sensação é a de frustação, um salvamento é sempre precedido de uma falha nossa, há excepções é verdade, mas frequentemente só com um erro nosso existem salvamentos. A sensação consequente é uma estúpida calma que se transforma em força, onde quase sempre me transcendo e atinjo níveis de força nunca antes imaginados. Depois a sensação de dever cumprido e uma enorme vontade em corrigir erros para que tal não volte a acontecer.

Quantos anos de experiência como NS? Onde?
3 épocas de experiências todas elas no grupo de nadadores da Vagueira e Areão.

Interesses

Tempos livres - Surf
Bandas preferidas - Pearl Jam, Jorge Palma
Música preferida - Nestrum doma
Filme preferido - Mar a Dentro
Programas preferidos - Revolta dos pastéis de nata
Livros preferidos - O Principezinho - Antoine De Saint-Exupery

6 Comments:

At 18:03, Anonymous Anónimo said...

O melhor banheiro da zona!!!

 
At 20:39, Anonymous Anónimo said...

O grande nadador salvador da Praia do Areão!!!

 
At 12:54, Anonymous Anónimo said...

o maior...

 
At 11:27, Anonymous Anónimo said...

Eu sou testemunha! Ele está sp alerta!! Já agora, obrigada por me teres avisado tantas vezes dos agueiros! XuX

 
At 14:57, Blogger migas said...

é dos melhores nadadores com quem ja trabalhei. um abração para ti. Miguel leite

 
At 14:58, Blogger migas said...

é um dos melhores nadadores com quem ja trabalhei. um abração para ti. miguel leite

 

Enviar um comentário

<< Home